O que é o FSC?

  • PDF

fsc primeira

FSC (Forest Stewardship Council) é uma ONG que tem como missão difundir e facilitar o bom  manejo das florestas  conforme Princípios e Critérios que conciliam a proteção ambiental e a viabilidade econômica às empresas  certificadas. O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo,com presença em mais de 75 países  e  todos os continentes. Atualmente, os negócios com produtos certificados geram negócios da  ordem de 5  bilhões de dólares por ano em todo o globo. FSC é uma sigla em inglês para a palavra  Forest Stewardship  Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. É aplicado a todas as empresas que adquirem ou  vendem produtos de origem florestal, garantindo, desta forma, que seus produtos sejam originários de florestas bem manejadas, preservando o meio ambiente, sendo, ao  mesmo tempo, economicamente viável.

A certificação FSC é uma garantia de origem que serve também para orientar o comprador atacadista ou varejista a escolher um produto diferenciado e com valor agregado, capaz de conquistar um público mais exigente e, assim, abrir novos mercados. Ao mesmo tempo, permite ao consumidor consciente a opção por um produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais. Para isso, o processo de certificação deve assegurar a manutenção da floresta, bem como o emprego e a atividade econômica que a mesma proporciona.

Como surgiu o FSC?

Este conselho foi criado como o resultado de uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro. Seu objetivo é difundir o uso racional da floresta, garantindo sua existência no longo prazo. Para atingir este objetivo, o FSC criou um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, chamadas Princípios e Critérios, que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

Quais os benefícios para a empresa certificada FSC?

A adesão da sua empresa à certificação FSC significa sua permanência no mercado, a oportunidade de introduzir novos produtos, e um passaporte para a modernidade e para a economia globalizada. Significa, também, a durabilidade do empreendimento e sua permanência no mesmo local, mantendo os empregos da comunidade e viabilizando os investimentos.

De modo geral as vantagens do FSC são:

Para os produtores florestais:

  • Preços melhores, pois a procura por madeira certificada é grande e aumenta a acessibilidade ao mercado internacional, especialmente europeu. Hoje, países como Holanda preferem importar madeiras certificadas FSC que de outras fontes.
  • Melhoria de imagem: Para empresas que trabalham com o setor madeireiro, o certificado FSC traduz a responsabilidade socioambiental com o manejo da floresta.

Para beneficiadores e revendedores

  • Garantia de origem: Ao comprar de produtores certificados, a empresa sabe que a madeira que está consumindo provém de uma floresta bem manejada e, portanto, não está contribuindo para a exploração predatória dos recursos florestais.
  • Reconhecimento do mercado:Um número crescente de consumidores conscientes estão dando preferência aos produtos que tem o selo, seja piso, papel, lápis, porta ou até casa pré-fabricada. Para as empresas exportadoras, o selo pode aumentar a acessibilidade ao mercado externo.
  • Responsabilidade Social:Empresas que possuem a certificação e aquelas que compram produtos com o selo estão traduzindo em ações o seu comprometimento com a responsabilidade social.

Para consumidores

  • Garantia de origem: Ao comprar produtos certificados, o consumidor consciente sabe que aquela matéria-prima florestal foi explorada através de técnicas de manejo, e em que foram aplicadas localmente as leis ambientais e trabalhistas.
  • Contribuição para a causa: Ao escolher um produto certificado, o consumidor está premiando as empresas responsáveis que respeitam toda a legislação, o direito dos trabalhadores e da comunidade, além de obedecer todos os padrões estabelecidos para um bom manejo da floresta.
- Dúvidas sobre Consultorias & Treinamentos:
marketing@dsgq.com.br
comercial@dsgq.com.br
- Divulgações,Parcerias e Publicações de Artigos:
marketing@dsgq.com.br
- Reclamações e/ou Sugestões:
sac@dsgq.com.br
- Negociações e Dúvidas:
financeiro@dsgq.com.br

You are here: Notícias O que é o FSC?